O que é necessário para uma vida ser reconhecida?!
Quando damos voltas no passado o luto se apresenta.
A pergunta é: A busca incessante do ser humano em obter respostas… ou seria… a busca incessante do ser humano em lidar com as contingências… que os tornam desumanos?
Entre as minhas reflexões sobre as mulheres… pensei sobre a máquina frenológica que poderia “dizer” qual era a personalidade da pessoa e uma publicação de um jornal sobre “passo a passo” que ensinava o que a mulher deveria fazer para ter merecimento real…
E os pensamentos se cruzaram com o conceito de Precariedade de Judith Butler… que já se liga no livro A vida psíquica do poder… que logo de início diz:
A culpa intensa e corpórea da qual o sujeito se investe como insinuação febril dessa autoconsciência, que acaba por saber tão pouco de si mesma, é decisiva para garantir o controle interno profundo que chamamos de interpelação.
Judith Butler em A vida psíquica do poder-Teorias da sujeição.
Quando Butler inicia escrevendo sobre a sujeição, ela escreve que; “Como forma de poder, a sujeição é paradoxal. Uma das formas familiares e angustiantes como se manifesta o poder está no fato de sermos dominados por um poder externo a nós. Descobrir, no entanto, que o que “nós” somos, que nossa própria formação como sujeitos, de algum modo depende desse mesmo poder é outro fato bem diferente."
Com estes pensamentos conectados… pude ainda mais compreender a importância da urgência de “letramento” da mulher… para “poder” entrar em contato com isso que “forma a imagem” para entrar no luto desta imagem fantasma e elaborar o que surgir… e assim permitir a sua humanização.
Término está breve reflexão com a parte do livro que Butler escreve:
… o poder que a princípio aparece como externo, imposto ao sujeito, que o pressiona à subordinação, assume uma forma psíquica que constitui a identidade pessoal do sujeito.
Viva a análise onde o sujeito se escuta através da fala do sujeito do inconsciente que fala… e assim vai se tornando desnecessário a “ideia” ou da “máquina frenológica” psíquica!
Todos os direitos reservados | Cristiane Psicanalista